sábado, 3 de janeiro de 2026

Primeira postagem

Testando... testando...
Olá! Ainda estou ajustando o blog, mas acho que já está bem encaminhado, por bem ou por mal padrãozinho do jeito que sempre fiz.

Como será que eu posso escrever? Acho que daqui em diante eu me comunicarei como se alguém estivesse lendo, quando na realidade eu imagino que somente eu saberei da existência desse blog. Como a minha proposta aqui é de fazer um diário virtual eu não me incomodo com o vazio daqui. É até melhor, onde é que eu posso escrever o que dá na minha cabeça sem me incomodar? Não vai ser no Twitter, disso eu tenho certeza.

Não tenho nada planejado para a introdução, então vou só escrevendo o que me der na cabeça nesta ocasião. Ultimamente não tenho conversado com muitas pessoas, eu passo a maior parte do meu tempo livre fora do trabalho em meu quarto, assim como eu tenho feito em grande parte da minha vida. Acho que é por isso que sempre gostei dos blogs, tanto como "consumidor" quanto criador, já que tenho bastante dificuldade em concretizar projetos e criar laços fora de um computador é um escape poder replicar isso virtualmente — conhecendo artistas incríveis e tentando construir algo meu no caminho.

Nesse Dezembro de 2025 eu me peguei ouvindo umas musiquinhas de Natal para tentar entrar no clima festivo e acabei ouvindo a trilha de fundo da Vila Feliz do Maplestory. Nessa brincadeira eu fui me afundando nas músicas deste MMORPG que não jogo desde que o servidor brasileiro fechou lá em 2011. De tanto ouvir as músicas e assistir à vídeos no Youtube sobre o Maple eu fiquei com uma pilha forte de recordar do passado, e o que seria melhor do que vasculhar os meus blogs antigos?

Mesmo que eu tenha sido um péssimo jogador de Maple, muito, mas muito noob mesmo, o jogo foi muito importante na minha infância/pré-adolescência de forma que moldou muitos dos meus gostos e formas de expressão até hoje.

Eu não sei se tem algum maluco lendo isso aqui que me conheceu pelos bloggers lá nos anos 2000/10 e também se encontrou numa pira de recordar do passado, stalkeou algum dos meus perfis para me encontrar aqui e ler este post (as chances são astronomicalmente baixas, eu nem sei se os meus amigos e conhecidos da época sequer estão vivos hoje para você ter ideia), mas se você viu algum dos meus blogs como o Super Merdas, The Retardeds, Bichinho Azul e Amidalinho (meu quarteto fantástico kk) deve ter reparado que eu bebi muito da fonte dos jogos da Level Up! Games.

Não tem outra, Maplestory sempre será o meu xodózinho. Foram as minhas viagens de recordar do Maple que me levaram a vasculhar a blogosfera e então os meus próprios blogs que me levaram à criar um blog no big 26. Alguém usa Blogger em 2026? Bem, independente de audiência eu acho que vou postando os meus pensamentos e sentimentos aqui quando der na telha. Este post de inauguração pode até ser o meu último, talvez depois disso eu tenha matado a vontade e parta para a minha vida, ou talvez essa parada de escrever seja tão boa para a minha saúde mental que este blog acabe durando anos.

Se continuar com este projeto talvez algumas coisas sejam bem pessoais. A princípio vou comentar apenas de bobeiras que só importam para mim mesmo, gostaria de cultivar algo que eu possa recordar no futuro.

Em vários momentos pontuais da minha vida eu voltei à blogosfera para recordar de momentos alegres. Cada vez que retorno mais links estão quebrados, mais imagens e vídeos se encontram indisponíveis e mais blogs tão importantes daquela fase de minha vida são deletados ou privados. Alguns criadores de conteúdo, bloggers, da época apenas seguiram rumo à sua vida, alguns desistiram das artes e histórias em quadrinho e seguiram outras profissões, outros, apesar de terem desistido da plataforma blogger, seguiram nas artes e migraram para outras plataformas de audiência mais ampla para construírem as suas carreiras artísticas (o meu caso), e alguns, infelizmente, já não estão mais entre nós.

Lembro de um artista que foi muito importante para mim por volta de 2009 até 2012. Na minha visão uma grande parte do nicho brasileiro da blogosfera girava em torno dele. Em realidade, eu não faço ideia do impacto que ele teve no nicho, mas para mim foi o rei das comics durante todos os anos em que esteve ativo. Estou falando do blog Schoola Time, pelo maravilhoso e incrívelmente talentoso artista Math. Conheci o trabalho dele em um dia que eu estava doente, fiquei navegando na blogosfera com uma dor insuportável até que acabei encontrando o Schoola Time como em um dos parceiros em um blog que eu também adorava. Comecei a ler as histórias dele e me esqueci completamente das dores, eu fiquei tão imerso naquele mundo que acabei me recuperando. A partir daquele dia eu acompanhei o trabalho do Math fervorosamente, por anos sendo o primeiro site que eu acessava sempre que ligava o computador.




Como eu sempre fui patológicamente tímido, nunca criei coragem para comentar nos posts dele, então também acabei ficando por fora de algo que aconteceu lá por 2012. Apenas lembro que houve uma desavença entre Math e um querido amigo dele na época, o Pedro. Math acabou largando o Schoola Time e criou o "blogui du Math =D", ali sendo o seu último blog.

Nunca me esquecerei no dia que fui acessar este blog e me deparei com o post informando o seu falecimento. Era muito novo, cara... Alguém tão criativo, talentoso e com o coração de ouro partir dessa forma, tão repentina. Depois deste dia eu perdi o encanto pelos blogs, e me parece que todos os outros blogs que orbitavam o Math também perderam o brilho e acabaram abandonados paulatinamente.

Se eu tenho um arrependimento é o de não ter me comentado no conteúdo dele na época. Em minha ingenuidade eu pensei que o meu blog chegaria até ele, que ficaria "UAU" ao ver as minhas tirinhas podres, e faria uma proposta de parceria. Acho que essa espera por um milagre foi um problema bem grave meu na juventude (não que eu seja tão velho agora, mas bem, estou velho). Se eu tivesse que viver a minha vidinha novamente eu com certeza me mobilizaria para fazer o melhor blog o possível e correria atrás da parceria com o Math. Mas agora tudo aquilo do passado ficou na memória.

Sei que Math estaria orgulhoso da atitude do Pedro, que o homenageou com o trabalho da comic Space Adventure, que escreveram juntos.

Descance em paz, Math. Tuas tirinhas fazem falta aqui em baixo.

E estes foram os meus pensamentos por hora. Só quis amarrar a minha viagem de nostalgia que me levou a criar este blog hoje.

Não sei se alguém vai ler isso, mas seja bem-vindo e obrigado pela atenção


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retrospectiva "the Retardeds", meu recanto digital na infância e adolescência - parte 1

Se você leu o primeiro post provavelmente sabe que este blog foi criado depois de eu ter passado por um momento contemplativo e de reco...